quinta-feira, junho 23, 2005

Vamos lá a ver se nos entendemos...

...que isto vai "p'raqui" uma confusão dos diabos. O Cindycato apenas tomou conhecimento da existência dos Pelintras através do já famoso post blogtinhiano (é difícil pronunciar esta palavra, não é? Já que tanto criticam os pseudo-intelectuais achei que ficava bonito.); não houve qualquer estratégia previamente combinada. O facto de ambos os posts terem o mesmo referente no mesmo dia foi pura coincidência apenas revelando a existência de várias opiniões concordantes sobre o mesmo assunto.

Ou seja, só ficámos a conhecer a existência de outro blog com a mesma causa devido à tão louvada capacidade da Blogotinha para o marketing. Confirma-se não só consegue publicitar a merda do seu blog como o dos outros. O mais incrível é que o faz sem querer. Nunca é demais: Obrigado, Blogotinha!

Posto isto, sugiro-vos uma pequena reflexão (a maioria dos nossos visitantes não tem capacidade para mais que um simples “gays” na caixa de comentários, como tal, peço desculpa aos cognitivamente mais evoluídos pela simplicidade da proposta), fomos e continuamos a ser criticados por criticar, prefiro insultar é mais puro, outros blogs. Assim, encheu-se a caixa de insultos com comentários (alguns que chegaram a deixar-me nostálgico, relembrando os recreios de porrada na escola primária) a insultar-nos por insultar. Pensei nisto: não será a mesma coisa insultar outros blogs num blog, ou ir a outros blogs deixar comentários a insultar? Espero as vossas respostas nos comentários (mais um momento Blogotinha).

Voltando à questão do marketing, também nós percebemos umas coisas desse assunto. Em primeiro lugar, a curiosidade humana é fatal, fala-se de algo que foge à regra e vai tudo em formação de rebanho ver o que é. Quem nunca ficou no supermercado a ouvir uma discussão na fila da caixa por alguém ter passado à frente de outra pessoa? Quem nunca abrandou para ver um acidente na estrada? Não é nosso desejo ser politicamente correctos. Assim como é nossa vontade quebrar com essa atitude dominante na blogosfera.

Talvez como consequência dessa atitude, a maioria dos posts que se referem à Cindy, não saberão muito bem que posição tomar. Não sabem se concordar connosco ou discordar por completo. Também aqui está presente o mercantilismo. “Será que se eu disser que até concordo com eles perco visitas e comentários?” – deverá ser esta a dúvida. Contudo, as vozes concordantes começam a surgir. Julgo que a consciência para a necessidade de mudança na blogosfera é generalizada, mas nem todos a admitem. Seremos nós uma espécie de referendo sobre o aborto?

Nunca esperámos causar tanto celeuma. A visibilidade que estamos a ter, tendo em conta a semana de existência do blog, é grande. Não nos vamos iludir com isso, nem vamos trabalhar agora de forma a manter essa visibilidade. Não nos prostituímos. Continuamos, e continuaremos, fieis ao princípio e ao objectivo que nos levou a criar o blog. Objectivo esse que, em parte, alcançámos. As pessoas falam, comentam, fazem posts nos seus blogs sobre o que dizemos. Esse era o objectivo fundamental: o debate. Como tal, independentemente de termos 10 ou 200 visitas diárias a posição será sempre a mesma, continuaremos a dizer mal do que está mal. Mesmo contra os profetas que vaticinam o nosso fim.
PS - Sobre as nossas reais identidades, elas serão reveladas a seu tempo, não se trata de qualquer receio ou de qualquer máscara. Apenas uma questão de focar a atenção no que realmente interessa, e não desviá-la para os blogs que cada um de nós possui paralelamente.